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URUTAU EDITORA
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Máquina Absurda, Absolutamente Patriarcal

Máquina Absurda, Absolutamente Patriarcal

Marca: URUTAU EDITORA Referência: 9786559004652


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A memória é quente, às vezes escaldante, nos pondo em risco de torrar a pele. É essa imagem-sensação-conceito-textura que nos entrega Paloma Palacio, em seu livro de estreia. Brincamos aqui com a dubiedade da entrega: por um lado, a autora constrói, com as mãos legadas por seu avô (?meu avô não queria me entregar/bonecas barbie remela gelecas massa/corrida no lugar, me deu/essas mãos?), uma obra poética carregada de referências da infância e da adolescência, vividas no subúrbio do Rio de Janeiro. São lugares (Irajá, Cascadura, o Shopping Carioca, a Rodoviária Novo Rio), elementos típicos (?acima de tudo os telhados/de zinco carcaças pupilas/as pipas/um amontoado de bicicletas tábuas/desplegadas/de civilizações passadas?), pessoas (a avó, o avô, o colega de escola Pedro), a própria percepção do tempo a passar (?do avesso/uma camiseta estirada/contra o vento/no varal/fazia pensar em//caminhadas/ainda que fosse dia/era tarde/avançava/no quintal, as lamparinas?). A outra dimensão da entrega é mais sutil: aos poucos, discretamente, vai surgindo uma figura de mulher do concreto dos edifícios, dos sinais de trânsito, das placas, da tepidez dos bairros suburbanos. São as coisas ? palpáveis, por vezes pontiagudas e cortantes ? que entregam a menina-mulher (?Not a girl, not yet a woman?) do passado ao presente. Seria esse livro um coming of age? A propósito, não faltam acenos ao universo cinematográfico. Aparecem filmes do coreano Hong Sang-soo, do iraniano Abbas Kiarostami e, ainda, insuspeitadamente, um curta-metragem da própria autora baseado no conto ?Preciosidade?, de Clarice Lispector. Há também referências a obras literárias (Golgona Anghel, Prisca Agustoni, Ana Cristina Cesar), à cultura pop (Britney Spears, Verão mtv, Felipe Dylon) e à história do Brasil (?são eles ainda que me batem/quatrocentos e trinta e quatro vezes os nomes em fitas/cassetes: desaparecidos ou mais/datilografados?), que ajudam a desenhar a ?máquina absurda absolutamente patriarcal? que mói as vidas de mulheres e homens nas entrelinhas. Mas nem tudo está perdido: ao mesmo tempo em que a máquina se apresenta, a mulher que se torna cria o seu próprio mundo, a sua própria vida. Resiste, portanto. Não por ser feita de ?alumínio/cimento branco e monóxido de carbono?, mas por reconhecer a fragilidade de seu corpo, que deve calçar os sapatos para evitar os fios. Liana Salles Monteiro

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  • Cor: Não informado
  • Largura: 20
  • Marca: URUTAU EDITORA
  • Medida2: Não informado
  • Peso: 90
  • ISBN: 9786559004652
  • Gênero: Não informado
  • Formato: Não informado
  • Ano: 2023
  • Edição: Não informado
  • Origem: Não informado
  • Encardernação/Acabamento: Brochura
  • Idioma: Não informado
  • Pais: Não informado